top of page
Buscar

Workshop no Greenfest

No dia 18 de outubro, a ASPEA esteve no festival Greenfest para dinamizar um workshop no âmbito do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”.


O Greenfest é o maior evento anual de sustentabilidade em Portugal, celebrando já 12 anos de existência. Tem como principal objetivo sensibilizar o público em geral para questões relacionadas com sustentabilidade e promover a partilha de boas práticas nesta área.

Neste evento, a ASPEA promoveu um workshop para cerca de 30 alunos do 3º ciclo, acompanhados por 2 professores, em que apresentou a metodologia do projeto “Vamos Cuidar do Planeta” de forma prática e resumida e organizou uma dinâmica. Os alunos foram divididos em grupos e foi pedido a cada grupo para pensar num problema socio-ambiental local que quisessem resolver, explicar a razão dessa escolha, como pretendiam solucionar esse problema e com quem é que o poderiam fazer, por exemplo, professores ou juntas de freguesia.

O trabalho de cada grupo foi registado de forma livre, através da escrita, desenhos e e mesmo recortes de imagens ou palavras relevantes de revistas e jornais. Foi assim que os grupos participaram no workshop, com criatividade, trabalho em grupo e reflexão. As perguntas orientadoras foram: O que queremos mudar? Porquê? Como? Com quem?



No final, os grupos mostraram uns aos outros o que tinham feito e os resultados finais foram muito interessantes, contemplando temas desde o tabaco à reciclagem, que foram apresentados em cartazes. Estes foram levados pelos alunos para as suas escolas.

O projeto “Vamos Cuidar do Planeta” tem como objetivo, através desta metodologia, representada neste workshop de uma forma mais simples, tornar os alunos mais responsáveis pelo ambiente e reforçar a sua consciência cívica. Ao identificarem e agirem perante problemas locais, os alunos estarão a contribuir para uma mudança global.

36 visualizações0 comentário
bottom of page