ede de escolas

Durante o ano letivo de 2019/2020, a metodologia do projeto foi trabalhada de forma estruturada e em rede, em mais de 20 agrupamentos de escolas nas zonas de Azambuja, Benavente, Santarém, Torres Novas e Tomar.  

Pode consultar no botão em baixo a rede de escolas do projeto "Vamos Cuidar do Planeta".

 

 

Da avaliação da 3ª Conferência Europeia Let's Take Care of the Planet (LTCP) em 2018, organizada pela ASPEA, ficou clara a necessidade de criar uma rede de escolas, professores e alunos mais envolvidos no projeto em Portugal. A criação da rede “Vamos Cuidar do Planeta!” é o mote deste projeto, na qual escolas e estudantes podem partilhar as suas ideias, escolher representantes e comunicar as suas reflexões e reivindicações aos representantes políticos e agentes de tomada de decisão.

Centros educativos (CFAE) que fazem parte da rede "Vamos Cuidar do Planeta!"

No âmbito escolar, o Projeto “Vamos cuidar do Planeta” é um processo complexo, difícil de apresentar numa só definição. Poder-se-ia dizer que é uma ação, com várias fases sucessivas, em forma de processo: 

  • Pedagógico que aprofunda os conceitos e os valores sobre cidadania, ambiente, democracia e participação.

  • Educativo-ambiental que vai à procura do compromisso e da responsabilidade dos jovens face à crise ambiental do nosso planeta.

  • Interativo entre jovens de diferentes idades e de distintas escolas que prendem e atuam juntos com um fim comum: cuidar do planeta.

  • Aproximação da dimensão da política ambiental à educação. Interação que está resente na educação ambiental desde as suas origens e que, poucas vezes, se tem isto integrada intencionalmente nas suas propostas e programas.