Coordenação pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental

ASPEA_Original.jpg

Os operadores do fundo são a Fundação Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto

BissayaBarreto_editado.jpg
logoVCPPortugal.png

Assine a nossa newsletter e fique atualizado!

rojeto

Vamos cuidar

do planeta!

O Projeto “Vamos cuidar do Planeta!” é uma iniciativa para fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica entre a comunidade educativa: alunos, professores, direção escolar, gestores ambientais, entidades sociais, etc.

Visamos promover a formação de cidadãos jovens através do debate de alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas.

O processo educativo do projeto dá resposta aos problemas socio-ambientais locais e globais identificados por jovens, através da organização de ações e conferências, que aumentam a capacidade de comunicação e que vão ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Análise da situação 
 

A participação cívica é um direito fundamental e orientador da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta participação mudou muitas vezes o mundo e as mentalidades, muitas dessas mudanças foram proporcionadas por jovens que sonharam com um futuro diferente. Os jovens são um recurso humano de extrema importância para o desenvolvimento e mudança social, devendo ser capacitados e dotados de oportunidades de exporem e aplicarem as suas ideias na sua comunidade.

 
Contexto nacional

Hoje, a participação e desenvolvimento cívico em Portugal é um dos mais baixos da Europa, o que tem como consequências diretas o aumento das desigualdades, o avanço de extremismos, a violação de direitos, a falta de cooperação e multilateralismo e o comprometimento do desenvolvimento sustentável. A escola tem grande importância na preparação dos jovens como cidadãos responsáveis, mas a educação para a cidadania é ainda uma fraca realidade nas escolas.

A crescente necessidade das escolas se envolverem em projetos de cidadania está refletida na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular recentemente aprovados pelo Governo. O projeto "Vamos Cuidar do Planeta!" visa promover os valores e princípios incluídos na ENEC para criar o perfil holístico dum cidadão. A ENEC, publicada em 2016, integra um conjunto de direitos e deveres que devem estar presentes na formação cidadã das crianças e dos jovens portugueses, para que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de conceitos e valores de cidadania democrática, no quadro do sistema educativo, da autonomia das escolas e dos documentos curriculares em vigor.

Esquema concetual do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Fonte: Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC)

Por outro lado, os professores têm um papel fundamental na formação da consciência cívica dos alunos, mas nem sempre possuem as ferramentas necessárias para a abordarem, sendo a formação essencial para a sua qualificação para estas temáticas. Outra barreira à participação cívica dos jovens é a sua falta de conhecimento, de estratégias e de metodologias para implementarem os seus projetos e ações, e a sua falta de envolvimento em processos de tomada de decisão. Pretende-se capacitar e incentivar os jovens a propor e desenvolver os seus próprios projetos e ações com base nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, através de metodologias práticas, informais, coletivas e holísticas. A metodologia a utilizar, já testada a nível Europeu pelo projeto “Let’s Take Care of the Planet!” (LTCP) e em Portugal pela ASPEA, surge depois da organização em Portugal da 3ª Conferência Europeia LTCP em 2018. Da avaliação desta conferência, organizada pela ASPEA, ficou clara a necessidade de criar uma rede de escolas, professores e alunos mais envolvidos no projeto em Portugal. A criação da rede “Vamos Cuidar do Planeta!” é o mote deste projeto, na qual escolas e estudantes podem partilhar as suas ideias, escolher representantes e comunicar as suas reflexões e reivindicações aos representantes políticos e agentes de tomada de decisão.

 
Metodologia

As principais atividades do projeto por componentes são:

  • Capacitação técnica da equipa e parceiros com intervenção direta nas escolas. Capacitação preparada e conduzida pela instituição Norueguesa Research Center for Child and Youth Competence Development (BUK Center) e acompanhada pelo Laboratório de Argumentação e Raciocínio Prático da Universidade Nova (Arglab).

  • Formação de Professores envolvidos na implementação do projeto nas escolas. Preparação da acreditação do curso, dos conteúdos, dinâmicas e materiais para fortalecer as ferramentas de educação informal sobre Educação para a Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Colaboração com ArgLab e consultoria da Direção Geral da Educação. Divulgação pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAEs) e execução pela equipa do projeto.

  • Acompanhamento das Escolas no desenvolvimento de projetos em contexto escolar através da realização de workshops, promovendo e orientando os alunos para que investiguem os problemas sociais e ambientais, locais e globais, para que procurem soluções e promovam ações para resolução e sensibilização.

  • Conferências locais/regionais, nacional e europeia. Nestes eventos, vamos promover a troca de ideias entre escolas e permitir que os alunos recebam feedback sobre as suas iniciativas. Nas conferências vamos envolver os agentes de decisão locais/regionais/nacionais, juntamente com uma visita à Assembleia da República. 

  • Disseminação e feedback ao longo de todo o projeto através da emissão de comunicados de imprensa, divulgação de notícias nas redes sociais, aplicação de questionários, realização de reuniões. O projeto é flexível e atento ao feedback das escolas e irá inovar e adaptar-se às circunstâncias escolares.

“Vamos cuidar do Planeta” é um projeto de âmbito escolar, difícil de apresentar numa só definição. Poder-se-ia dizer que é uma ação, com várias fases sucessivas, que se constitui como um processo educativo:

  • Pedagógico que aprofunda os conceitos e os valores sobre cidadania, ambiente, democracia e participação.

  • Educativo-ambiental que vai à procura do compromisso e da responsabilidade dos jovens face à crise ambiental do nosso planeta.

  • Interativo entre jovens de diferentes idades e de distintas escolas que prendem e atuam juntos com um fim comum: cuidar do planeta.

  • Aproximação da dimensão da política ambiental à educação. Interação que está presente na educação ambiental desde as suas origens e que, poucas vezes, se tem visto integrada intencionalmente nas suas propostas e programas.

 
Conceitos-chave

Cidadania

Conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade. Também envolve a atitude cívica e participativa de cidadãos livres e iguais.

ONG

Organizações Não Governamentais, que são entidades sem fins lucrativos que gerem diferentes aspectos das nossas vidas e complementam os serviços de ordem pública. 

Voluntariado

Através do qual podemos tomar consciência e conhecer realidades socio-ambientais que nos cercam.

Desenvolvimento sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, adotados pela quase totalidade dos países do mundo.

Participação pública

Os jovens têm que aumentar a sua presença em processos de tomada de decisões.

Decisores políticos

Chegar aos encarregados de tomada de decisões é um dos objetivos de todo o projeto, bem como influenciar as políticas que vão ser implementadas.

Escola

Espaço comum de alunos, professores e comunidade escolar.  Oferece aos jovens ferramentas para conviver em sociedade.

Jovens

O grupo-alvo principal do projeto são jovens de 13-16 anos. Idades de grande importância pelo desenvolvimento pessoal. 

Justiça socio-ambiental

Um ambiente saudável é um direito universal. Promovemos a compreensão integral dos problemas para ter consciência das nossas ações.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now