top of page
Buscar

Participação de jovens na Conferência Nacional "Vamos Cuidar do Planeta!”


No âmbito do projeto “Vamos Cuidar do Planeta!”, nos dias 4 e 5 junho de 2021, decorreu entre Oeiras e Lisboa, a Conferência Nacional de Jovens - A Voz dos Jovens como parte da solução. Esta iniciativa reuniu jovens provenientes de mais de 15 municípios do país, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Acompanhados pelos seus professores, estes alunos vieram apresentar o trabalho que foi desenvolvido de acordo com as problemáticas ambientais identificadas e consequentemente as práticas mais sustentáveis a serem aplicadas.





A programação desta iniciativa foi dividida em dois dias distintos. No dia 4 de junho, as atividades desenvolveram-se no Inatel de Oeiras. A iniciativa começou com uma sessão de abertura, onde foram apresentados os projetos desenvolvidos e os alunos tiveram ainda a oportunidade de discutir os mesmos com o painel de convidados presente. Este, contou a presença de Joaquim Ramos Pinto, Presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA; Carolina Varela, Gestora do projeto "Vamos Cuidar do Planeta!" ; Professora Chrisy Rapanta, da Universidade Nova de Lisboa; Eulália Alexandre, Representante da Direção-Geral da Educação; José Manuel Alho, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo - CCDR LTV; Augusto Serrano, da Agência Portuguesa do Ambiente - APA; e Eduarda Marques, do Instituto Português d Desporto e Juventude, deixou uma mensagem vídeo com votos de bom trabalho e consideração aos alunos.



Durante a tarde foram dinamizadas oficinas pedagógicas com os alunos que foram divididos por grupos e cada grupo realizou uma atividade diferente. A oficina de Educomunicação consistiu na produção de cartazes com slogans e ilustrações sobre os principais problemas socioambientais identificados nas próprias escolas, na oficina Time4Changers - Aventura Especial os jovens foram desafiados com um questionário interativo sobre a sustentabilidade, criaram cartazes de produtos e serviços sustentáveis com base nos problemas ambientais identificados durante a atividade e no final ainda criaram vídeos para as redes sociais. Outra oficina dinamizada foi a carta de compromisso dos jovens, esta foi realizada com base na corresponsabilização dos jovens para participação de tomadas de decisão política em temas socioambientais. As atividades serviram para a estruturação e criação de relações entre os participantes.

Para terminar o dia, foi elaborada com todos os alunos a Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Público - "A voz dos jovens como parte da solução", o documento foi criado para ser apresentado aos representantes políticos e instituições, com compromisso e responsabilidade que os jovens têm com as problemáticas ambientais nas áreas de residência, com a finalidade que estas fossem definidas nas políticas públicas locais e colocadas em prática, perante a crise ambiental atual.

O dia 5 de junho, começou com uma Mesa de Diálogo - A Voz dos Jovens como parte da Solução - ocorreu no Teatro da Trindade Inatel, a mesa de diálogo contou com a presença de Deputados da Assembleia da República em que os alunos tiveram a oportunidade de expor algumas preocupações ambientais e exigir aos representantes políticos a construção de soluções para as mesmas. Para terminar a discussão com os deputados, apresentou-se a Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Público com os compromissos e responsabilidades assumidas devido às problemáticas identificadas nas suas áreas de residência. Assim terminou a discussão, com os Deputados a prezarem as ações dos jovens e os compromissos realizados.



A Conferência encerrou com expectativas de continuar a evoluir e defender o ambiente através da política democrática.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page