top of page
Buscar

Conferência Nacional de Jovens 5 junho 2021

“Vamos Cuidar do Planeta! A Voz dos Jovens como parte da solução”


As diferentes escolas pertencentes à rede piloto do projeto "Vamos Cuidar do Planeta!" participaram nos dias 4 e 5 junho na Conferência Nacional de Jovens - A Voz dos Jovens como Parte da Solução.





Os jovens presentes representaram cerca de 3600 alunos e tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, partilhar as preocupações e ideias ambientais com os professores, representantes políticos e membros da sociedade civil. Os jovens identificaram várias problemáticas socioambientais nas suas comunidades:

  • Elevadas emissões de CO2;

  • Utilização excessiva de plástico;

  • Poluição industrial e de transportes;

  • Poluição dos espaços públicos;

  • Falta de incitação à separação de resíduos;

  • Problemas de aproveitamento e regulação de espécies;

  • Poluição excessiva de máscaras, devido à pandemia.

Sendo as mesmas colocadas na Carta de Corresponsabilização Jovens e Manifesto Político “A voz dos jovens como parte da solução” elaborada no dia 4 junho e pronunciada aos representantes políticos e decisores políticos no dia 5 junho.

No dia 5 junho, no Teatro da Trindade Inatel ocorreu a Mesa de Diálogo e Debate com Deputados Assembleia da República, onde foi apresentada a Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Político. O documento integrou o compromisso dos jovens no sentido de exigir aos representantes políticos e instituições, práticas que solucionassem a crise ambiental que vivenciamos.

Na Mesa de Diálogo recebemos os deputados da Assembleia da República, Alma Riviera do Partido Comunista Português, Fabíola Cardoso, do Bloco de Esquerda, Joacine Katar Moreira, deputada não inscrita e Nuno Fazenda do Partido Socialista, por sua vez, debateram e assumiram os compromissos das problemáticas identificadas e apresentadas pelos jovens.









19 visualizações0 comentário
bottom of page