Buscar

“Vamos cuidar do Planeta em Portugal!"

Atualizado: 12 de Jul de 2019

O projeto “Vamos cuidar do planeta!” surge de uma candidatura ao Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo Fundo EEAgrants, suportado pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega. A Fundação Calouste Gulbenkiam e a Fundação Bissaya Barreto são as entidades gestoras deste programa.


O objetivo geral do projeto é reforçar a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu “Let's take care of the planet!” em Portugal, de uma forma estruturada e em rede.


O projeto é coordenado pela ASPEA- Associação Portuguesa de Educação Ambiental, sendo os outros parceiros do projeto o Centre for Colaborative Learning (Inland Norway University), a Assembleia da República, o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, o CJL-Centro de Juventude de Lisboa, a Universidade NOVA de Lisboa, a Direção-Geral de Educação e 5 Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE): o Centro Educatis, o Centro de Formação de Associação de Escolas Lezíria-Oeste, o Centro de Formação de Escolas 23, o Centro de Formação da Lezíria do Tejo e o Centro de Formação Os Templários.


Os objetivos específicos do projeto são:

  1. Aumentar as ações de sensibilização e formação nas escolas em Educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável.

  2. Criar uma rede nacional de escolas “Vamos Cuidar do Planeta!” baseada no projeto internacional do mesmo nome.

  3. Fortalecer as capacidades de ação dos jovens aumentando as suas competências de liderança e comunicação.

  4. Influenciar as políticas públicas promovendo o envolvimento dos jovens nas decisões políticas.

  5. Reforçar a consciência cívica na população em geral na área do desenvolvimento sustentável e da participação cívica, incentivando a adoção de práticas públicas e comportamentos pessoais convergentes com os ODS.

  6. Capacitar as entidades parceiras no projeto, identificando as suas necessidades e oferecendo competências técnicas na temática do projeto.

O projeto tem um orçamento total de 101.202,85 euros e duração de 30 meses (Abril 2019 – Setembro 2021)..




35 visualizações

Coordenação pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental

ASPEA_Original.jpg

Os operadores do fundo são a Fundação Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto

BissayaBarreto_editado.jpg
logoVCPPortugal.png

Assine a nossa newsletter e fique atualizado!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now