top of page
Buscar

Terminou a formação de professores do projeto "Vamos Cuidar do Planeta!"

A formação de professores do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”, com o título: “Cultura democrática e consciência cívica nos jovens - Vamos Cuidar do Planeta!” já terminou, no mês de fevereiro.



Nesta formação, em regime de oficina de formação com 25 horas presenciais (4 sessões) e 25 horas de trabalho autónomo, foram realizadas no total 20 sessões presenciais, ministradas por 3 formadores. Com 4 sessões presenciais por cada CFAE, a formação abrangeu professores de 27 agrupamentos de escolas, pertencentes a 5 CFAE das regiões de Azambuja, Benavente, Santarém, Torres Novas e Tomar. No total, participaram 103 professores nesta oficina de formação, dos quais:

- Azambuja: 20

- Benavente: 22

- Tomar: 20

- Torres Novas:22

- Santarém: 19


Os objetivos a atingir com esta formação foram:

1. Capacitar para o desenvolvimento de projetos de investigação-ação que reforcem a cultura democrática e a consciência cívica;

2. Promover a partilha de experiências e reflexões sobre Educação Ambiental para Sustentabilidade e Educação para a Cidadania;

3. Dotar os professores com ferramentas e técnicas de ensino-aprendizagem ativa em temas transversais;

4. Refletir sobre as implicações pedagógicas de estratégias de ensino-aprendizagem centradas fora da sala de aula;

5. Alargar o conhecimento sobre as questões socioambientais atuais;

6. Capacitar para a aplicação da metodologia “Vamos Cuidar do Planeta”;

7. Criar uma rede de escolas “Vamos cuidar do Planeta”;

8. Reconhecer o papel das instituições, empresas, ONG’s e sociedade civil nas problemáticas ambientais atuais.


Nas sessões presenciais os conteúdos foram abordados seguindo metodologias ativas, desde a análise de estudos de caso, dinâmica de World Café, leituras críticas e discussões orientadas. O trabalho autónomo dos professores, de 25 horas, contém as seguintes atividades: apresentar o projeto à comunidade escolar e aos alunos; desenvolver as diferentes fases do projeto na escola; organizar uma conferência escolar e elaborar um relatório individual de reflexão crítica sobre a formação.


Durante a formação, o fórum do site do projeto Vamos Cuidar do Planeta esteve bastante ativo, na medida em que os professores mostraram interesse, proatividade e entreajuda, enviaram recursos, partilharam resultados e dúvidas para a equipa do projeto. Através do fórum, a equipa do projeto disponibilizou as apresentações das sessões presenciais, alguns recursos sobre temas abordados na formação, o manual da metodologia do Projeto Vamos Cuidar do Planeta e ainda o modelo do relatório final de reflexão crítica para cada CFAE.


O feedback dos participantes foi no geral positivo, elogiaram as metodologias ativas, a originalidade, as propostas diferentes e a postura informal dos formadores.


A formação está acreditada e no próximo ano letivo voltarão a ser organizadas um conjunto de ações de formação, com o objetivo de abranger mais escolas e professores que possam vir a adotar a metodologia do projeto.



146 visualizações0 comentário
bottom of page