top of page
Buscar

Projeto “Vamos Cuidar do Planeta” na Conferência CEI 2020


No dia 29 de setembro, foi apresentado o projeto “Vamos Cuidar do Planeta” na conferência dos Caretakers of the Environment International (CEI), na componente “CEI Talks: Sustainability & Society”. Esta conferência ia decorrer presencialmente na Indonésia este ano, mas devido à situação atual foi adaptada para formato virtual (site acessível aqui). Nesta conferência, com o tema “The transformation to a sustainable planet”, estiveram presentes oradores de vários países, incluindo a Indonésia, EUA, Escócia, Holanda, Malawi e Irlanda.


A gestora do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”, Laura González, fez uma apresentação na conferência, com o tema “Let’s Take Care of the Planet! Democratic culture and civic awareness among young people”. Para aceder ao vídeo da apresentação, clique aqui (começa em 01:03:17). Esta apresentação começou por referir os objetivos do projeto e os sete passos da metodologia, tais como a exploração de conexões pessoais ao desenvolvimento sustentável e a avaliação e acompanhamento. Na explicação da metodologia, destacou-se o envolvimento dos jovens com a sua comunidade na implementação de ações de mudança para reduzir ou ajudar num problema local que eles próprios identificaram. No final, os alunos assumem um papel de cidadãos ativos ao comunicarem o seu projeto às autoridades locais e decisores, contribuindo para a resolução de problemas socio-ambientais.


Para implementar esta metodologia, é necessário ter “super-professores”, por isso é fundamental dar formação aos professores que vão implementar o projeto com os seus alunos. Assim, na apresentação foram referidos os temas abordados na formação de professores, por exemplo argumentação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Educomunicação. Foram mostradas fotografias das sessões de formação. Nestas sessões presenciais, pretendeu-se mostrar aos professores que metodologias podiam utilizar com os estudantes. O uso de metodologias ativas na formação de professores fortaleceu o processo de apropriação ao projeto. Algumas metodologias utilizadas foram o World Café, a elaboração de fanzines e teatro.


De acordo com William Glasser, as pessoas geralmente lembram-se de 90% do que fazem e de 70% do que dizem e escrevem, pelo que a aprendizagem ativa é mais eficaz do que a passiva. Na formação do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”, os professores foram agentes ativos de aprendizagem e realizaram atividades em que tiveram de fazer, falar e escrever, o que foi importante para depois se lembrarem dessas metodologias com os seus alunos. Torna-se benéfico conjugar metodologias expositivas e ativas, para o processo de aprendizagem.


No final, o objetivo era os alunos comunicarem os resultados sobre o que fizeram, através de conferências – escolar, regional e nacional. Devido à situação de pandemia, não foi possível organizar as conferências com as escolas, mas houve um encontro virtual de professores do projeto, pertencentes a 5 regiões diferentes e de quase 30 escolas. Foi um encontro que promoveu a partilha de experiências e do qual surgiram várias conclusões para pensar, entre as quais:


1. Destacar a importância do projeto para a comunidade local, devido ao processo de intervenção cívica e ao trabalho colaborativo de todos os stakeholders (escolas, associações, autarquias, etc.) – Uso do território e dos seus stakeholders como um recurso educativo;

2. Refletir sobre o tema ambiental escolhido, que em quase 100% dos projetos, foi o tema dos resíduos (problemas de separação, limpeza de espaços escolares, plásticos, etc.);

3. Houve interesse dos professores sobre: Educomunicação, fake news e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Assim, o projeto “Vamos Cuidar do Planeta” integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na educação e foca-se em fazer com que os estudantes se apercebam do seu dever cívico e se tornem agentes da mudança nas suas comunidades.

57 visualizações0 comentário
bottom of page