top of page
Buscar

Participação em reuniões de gestão e avaliação do projeto em Lisboa e Coimbra

Atualizado: 10 de jul. de 2019

A gestora do projeto “Vamos Cuidar do Planeta!”, Laura González, participou em duas reuniões sobre gestão e avaliação do projeto, dirigidas a todos os gestores de projetos aprovados pelo Programa Cidadãos Ativ@s nos concursos de 2018.


A primeira reunião foi no dia 4 de abril de 2019 em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian. Consistiu numa sessão de formação, na qual os gestores de projeto puderam partilhar experiências e ficar informados sobre os aspetos mais importantes na gestão dos projetos, no âmbito do programa Cidadãos Ativ@s. Nesta sessão foram abordados e explicados os princípios de gestão do Programa, as atribuições do gestor de projeto, o ciclo de execução e reporte através do SIPPCA (Sistema de Informação de Projetos do Programa Cidadãos Ativ@s), a componente de capacitação, comunicação, avaliação, entre outros assuntos, de acordo com as regras estabelecidas para todos os países beneficiários dos EEA Grants.


A segunda reunião foi no dia 29 de abril em Coimbra, no Campus da Cidadania e do Conhecimento em Bencanta. Foi organizada pela Fundação Bissaya Barreto e consistiu num workshop sobre avaliação externa de projetos. Este workshop teve com objetivo auxiliar as organizações promotoras de grandes projetos (até 36 meses), como é o caso do projeto “Vamos Cuidar do Planeta!”, a definir os termos de referência para contratar a entidade que fará a avaliação externa dos respetivos projetos.


A avaliação externa foca-se sobretudo nas mudanças qualitativas resultantes dos projetos e tem dois grandes objetivos: avaliar as alterações nos grupos-alvo provocadas por um projeto e avaliar as alterações nas próprias organizações. Os materiais do workshop de 29 de abril estão disponíveis em:


O relatório de avaliação externa tem de ser entregue juntamente com o relatório final do projeto.


Workshop em Coimbra sobre avaliação externa de projetos

13 visualizações0 comentário
bottom of page