top of page
Buscar

Nova formação de professores do projeto "Vamos Cuidar do Planeta"

Atualizado: 25 de jan. de 2021

Em novembro de 2020 começou a formação de professores do ano letivo 2020/2021, no âmbito do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”. A ação de formação está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC).


“Cultura democrática e consciência cívica nos jovens – Vamos cuidar do planeta!” é o título desta oficina de formação, que pretende capacitar professores para implementar metodologias inovadoras, dinâmicas e participativas capazes de incentivar os jovens a pensar criticamente sobre a sua comunidade e a agir em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta formação é essencial na implementação do projeto “Vamos Cuidar do Planeta” nas escolas parceiras do projeto.



A formação já tinha decorrido no ano letivo de 2019/2020, mas em formato presencial. Este ano letivo, devido à situação pandémica decorrente da COVID-19, a oficina de formação foi adaptada para formato E-Learning para os professores poderem participar à distância. Está dividida em 9 sessões virtuais (4 assíncronas e 5 síncronas), num total de 25 horas, intercaladas com trabalho autónomo de 25 horas desenvolvido pelos professores em contexto escolar. Os conteúdos abordados são diversos, passando pelos documentos estratégicos de Educação para a Cidadania e Educação Ambiental, o projeto “Vamos Cuidar do Planeta” com a sua metodologia e técnicas pedagógicas, a educomunicação, técnicas de argumentação e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.


Os professores que participam na formação pertencem a 4 Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE): Lezíria-Oeste (Azambuja), Lezíria do Tejo (Santarém), EDUCATIS (Benavente) e Templários (Tomar). Cada CFAE disponibilizou a sua plataforma Moodle para os conteúdos da formação em formato virtual, sendo que a componente síncrona é realizada através da plataforma Zoom.


Em fevereiro de 2021 vai abrir uma nova turma, caso existam professores interessados em participar no projeto este ano letivo.


Através desta formação, os professores ficarão capacitados para aplicar a metodologia do projeto “Vamos Cuidar do Planeta” nas suas práticas letivas e para desenvolver projetos e atividades de reforço da cultura democrática e da consciência cívica dos jovens, permitindo que se envolvam e participem mais na sua comunidade.

90 visualizações0 comentário
bottom of page