top of page
Buscar

Formação de professores do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”

Já começaram as ações de formação de professores no âmbito do projeto “Vamos Cuidar do Planeta!”! Vão decorrer de novembro 2019 a fevereiro 2020 em regime de oficina de formação, com uma duração total de 25 horas presenciais de 25 horas de trabalho autónomo. A ação de formação está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC).



“Cultura democrática e consciência cívica nos jovens – Vamos cuidar do planeta!” é o título desta oficina de formação, que pretende capacitar professores para implementar metodologias inovadoras, dinâmicas e participativas capazes de incentivar os jovens a pensar criticamente sobre a sua comunidade e a agir em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta formação é essencial na implementação do projeto “Vamos Cuidar do Planeta” nas escolas parceiras do projeto.


Os professores que participam nestas ações de formação pertencem a 5 Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE): Lezíria-Oeste (Azambuja), Lezíria do Tejo (Santarém), EDUCATIS (Benavente), A23 (Torres Novas) e Templários (Tomar). Cada centro de formação tem entre 20 e 25 professores a participar nesta formação.



A oficina de formação está dividida em 4 sessões presenciais, intercaladas com trabalho autónomo desenvolvido pelos professores em contexto escolar. Os conteúdos abordados são diversos, passando pelos documentos estratégicos de Educação para a Cidadania e Educação Ambiental, o projeto “Vamos Cuidar do Planeta” com a sua metodologia e técnicas pedagógicas, a educomunicação, técnicas de argumentação e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.


Através desta formação, os professores ficarão capacitados para aplicar a metodologia do projeto “Vamos Cuidar do Planeta” nas suas práticas letivas e para desenvolver projetos e atividades de reforço da cultura democrática e da consciência cívica dos jovens, permitindo que se envolvam e participem mais na sua comunidade.


Aqui se encontra a descrição da formação em detalhe: https://drive.google.com/file/d/12PZzXmD3Xs4h_jtumdOjLO2SielQSO0R/view?usp=sharing



151 visualizações0 comentário
bottom of page