top of page
Buscar

Desafios para os alunos que participam no projeto “Vamos Cuidar do Planeta”

Atualizado: 7 de set. de 2020

O projeto “Vamos Cuidar do Planeta” tinha prevista a realização de conferências escolares e regionais para o ano letivo de 2019/2020. No entanto, face à situação decorrente da COVID19, as conferências foram canceladas neste ano letivo. Por isso, foi feita uma reestruturação ao projeto, com uma adaptação das atividades propostas.

De modo a manter a ligação dos alunos ao projeto, para substituir as conferências escolares deste ano letivo, foram propostos dois desafios aos alunos para trabalharem em família, entre abril e junho:


1) Desafiam-se os alunos a identificarem os temas abordados nas últimas assembleias municipais dos seus municípios e verem de que forma estão relacionados com os seus projetos. Os alunos devem pesquisar onde se encontram as informações e/ou atas das assembleias, seja através da consulta dos sites dos diferentes municípios ou contactando a assembleia municipal por e-mail, analisar os temas discutidos e verificar se algum desses temas está relacionado com algum os tópicos dos seus projetos (tema, parceiros, ação prevista). As informações recolhidas serão compiladas e partilhadas na plataforma Padlet, para visualização de todos.


2) Desafiam-se os alunos e as suas famílias a refletir sobre a realidade que enfrentamos. Que comportamentos adquiriram durante este período que consideram ter um impacto positivo no ambiente e na sua comunidade? Quais destes comportamentos acham que podem manter após o período de confinamento? Os resultados da reflexão dos alunos serão estruturados num documento único que será partilhado na plataforma Padlet. Os comportamentos com impacto positivo na comunidade serão compilados e enviados pela ASPEA aos poderes políticos locais das áreas de residência dos alunos, como exemplos de formas de melhorar a vida em comunidade, e que possam vir a ser estimuladas pelos municípios.


Os alunos tiveram a opção de participar em pelo menos um dos desafios. O prazo de envio das informações para os desafios foi o dia 26 de junho de 2020.


Em baixo pode consultar o relatório de análise sobre os desafios virtuais.

Relatório_sobre_os_desafios_online_aos_a
.
Download • 472KB

61 visualizações0 comentário
bottom of page